Revista TriploV de Artes, Religiões e Ciências

Direção|Maria Estela Guedes & Floriano Martins

PÁGINA INDEX NÚMERO 05|ABRIL DE 2010

NÚMERO 05

Abril 2010 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Poesia Brasil

Banda Hispânica
Brasil

Incomunidade
Portugal

 

La Otra
México

TriploG
Portugal

Matérika
Costa Rica

 
 

 

 

Autores

Normas de publicação

Salão do Folhetim
Obras em Processo
 
 

 

 

MARIA ESTELA GUEDES

Tango Sebastião

 

 

 

 

Britiande . 2010
© Maria Estela Guedes

1. Personagens, etc..

2. Sinopse

Cena 1
Cena 2
Cena 3
Cena 4
Cena 5
Cena 6
Cena 7 e última

PERSONAGENS

D. Sebastião (menino louro, de 12-13 anos) – É caprichoso, mimado, tem ataques de fúria.

S. Sebastião (jovem, moreno, belíssimo) – É determinado, calmo.

Yukio Mishima – É um samurai.

Máscara – Figura feminina. Usa máscara de teatro kabuki, com pé, que põe e tira da cara, permitindo-lhe assim comentar o que se diz.

ESPAÇO CÉNICO

Considerem-se três espaços: boca de cena, palco e plateia. Yukio Mishima transita entre todos os espaços, é um elo de ligação entre tudo e todos. A Máscara cinge-se ao proscénio, mas estabelece interacção privilegiada com a plateia. O resto do palco é espaço masculino e sagrado.

Os dois Sebastião não interagem com o público nem com as duas outras personagens. A relação entre ambos será difícil, indirecta e desfasada (quando um acaricia o outro, este finge que está a dormir). Só na cena final, quando os três homens dançam o tango, ficarão interligados. 

a) Proscénio. Sem cenário próprio. Beneficia do cenário que está atrás da cortina, e de alguns dos seus adereços. É o espaço da Máscara e de Yukio Mishima.  

Cena

b). Aposentos de D. Sebastião

Ambiente austero, sem luxos. Cama entrevista. Um oratório grande, onde caibam os actores, de pé. Parece um pequeno teatro. Quando se abrem as duas portas, vê-se dentro uma cortina igual ao pano de cena. Genuflexório com assento, diante do oratório. Uma secretária com tinteiro alto e penas. Uma ou mais espadas.

O retrato de D. Sebastião com o cão ocupa uma parede, e faz de alvo; aljava com flechas e arco.

O retrato de D. Sebastião desaparece quando surge em seu lugar o de Yukio Mishima a fazer de S. Sebastião. 

c) Deserto

Parte da cena representa a praia, ou o deserto de Alcácer-Quibir. Se houver uma sugestão de água do mar, não faz mal. Dunas, e meia dúzia de guitarras espalhadas – são os destroços da batalha.

GUARDA-ROUPA

Na cena 6, convém que a Máscara use quimono. Yukio Mishima não precisa, porque há projecção de fotos dos últimos momentos da sua vida. Na cena final, de tango, D. Sebastião e S. Sebastião vestem fato branco e Yukio Mishima fato escuro.

OBJETOS DE CENA

Retrato de D. Sebastião com o galgo, retrato de Mishima a fazer de S. Sebastião (capa de «Confissões de uma máscara»?); elmo de D. Sebastião, arco, flechas, espadas, guitarras e uma máscara kabuki, de mão.

Filme ou fotografias de Yukio Mishima, com os últimos momentos: discurso aos soldados e harakiri.

DINÂMICAS DE SENTIDO
D. Sebastião apaixona-se pelo seu patrono, mas não tem grande consciência disso e diz que quer permanecer virgem como Galaaz, para assim alcançar o Santo Graal. S. Sebastião ama o rei; é um homem de acção, que sofre com a mania de pureza de Bastião e sua dificuldade em se deixar tocar.

Yukio Mishima completa o trio de imagens de S. Sebastião.

A Máscara e Yukio Mishima informam e entretecem dramas.

Uma linha de sentido é a estetizante: as personagens aspiram à beleza de ícones clássicos ou manifestam desgosto por se sentirem disformes. Esse é o valor de S. Sebastião, considerado um jovem belíssimo, daí uma das principais razões que fazem dele um ícone gay. Yukio Mishima considerava-o modelo de beleza e tentou igualá-lo com o exercício físico. D. Sebastião, por seu lado, apresentava anomalias corporais congénitas, a que não se dá relevo na peça, e ainda menos à doença de natureza sexual, totalmente omissa.

MARIA ESTELA GUEDES (Britiande, Portugal, 1947)
Escritora, editora, agente cultural. Alguns livros publicados: Herberto Helder, Poeta Obscuro (Lisboa, Moraes Editores); Ernesto de Sousa - Itinerário dos itinerários (Lisboa, ed. Museu Nacional de Arte Antiga); Tríptico a Solo (São Paulo, Editora Escrituras); Chão de Papel (Lisboa, Apenas Livros); Geisers (Bembibre, ed. Incomunidade). Obras levadas à cena: O Lagarto do Âmbar (ACARTE); A Boba (teatro Experimental de Cascais).
Currículo em:  http://www.triplov.com/estela_guedes/curriculo/index.html
 Proprietária do TriploV.
CONTATO: estela@triplov.com

CONTATOS

 
site search by freefind advanced

Maria Estela Guedes
Rua Direita, 131
5100-344 Britiande | Portugal
estela@triplov.com

Floriano Martins
Caixa Postal 52874 - Ag. Aldeota
Fortaleza CE 60150-970 | BRASIL
floriano.agulha@gmail.com

 
 
 
 
 

Portugal Brasil
Fortaleza | Britiande
Britiande 27.08.09

©
Revista TriploV
Português | Español | Français